| 
                    
                    
                  Kátia
                  Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) graduada pela
                  Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982. 
                   
                   
                  Especialista em Análise Transacional, é Membro Certificado
                  Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise
                  Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação
                  pela UNAT-Brasil. 
                   
                   
                  Proprietária
                  da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área clínica atende
                  crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos, casais
                  e famílias. 
                   
                   
                  Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo
                  com as necessidades específicas de cada grupo, empresa e
                  organização pública ou privada em diversos segmentos de
                  mercado. 
                   
                   
                  Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil. Participa de Congressos e
                  eventos ligados à Psicologia e áreas afins.
                  
  
                    
                  Foi presidente do Rotary Club São José
                  do Rio Preto - Distrito 4480 
                   
                   
                  Ministra Cursos e
                  Palestras em todo Brasil, sobre qualidade de vida, universo
                  corporativo, universo feminino, relacionamento humano, levando
                  sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia
                  humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança
                  positiva de conduta frente à realidade. 
                   
                   
                  É articulista de vários jornais, revistas especializadas e
                  sites.
                  
  
                    
                    
                    
                   
                  
 R.
                  Ondina, 44 - Redentora 
                  São José do Rio Preto - SP 
                  Fone: (0xx17) 3233 2556  
                     | 
                 
                  
                    
                      
                        
                          | 
                             Candidatos
                            à demissão          
                            
                                       
                            
                             
                            Não
                            posso pensar que as 655.000 vagas com carteira
                            assinada que deixaram de existir em dezembro de
                            2008, nada significam no panorama sócio-econômico
                            brasileiro. Se as férias coletivas concedidas pelas
                            empresas resultarem em demissões, a previsão é
                            uma taxa de desemprego de 9%, sendo que estamos com
                            6.8%. 
                            
                             
                            Como
                            escapar das demissões? Patrícia Molino, sócia da
                            KPMG para a área de assessoria e gestão de
                            Recursos Humanos, simplifica: “atrapalhar é o
                            meio mais rápido de ser demitido”. Campeões em
                            dificultar as coisas, travar processos, bloquear o
                            fluxo do trabalho, centralizar, não resolver,
                            adiar, procrastinar... Como encontramos pessoas que
                            adotam este estilo sem perceberem!
                            
                             
                            Na
                            hora de passar o facão, as empresas adotam
                            critérios nem sempre justos. 
                            Alguns fatores que facilitam a demissão de
                            funcionários em tempos de crise, segundo
                            especialistas: 1. Aqueles que não cumprem metas:
                            embora se esforcem, não conseguem apresentar os
                            resultados que a empresa necessita, sem contar
                            aqueles que apenas fingem que se esforçam; 2.
                            Aqueles que cumprem metas, porém com alto custo
                            para a empresa, sem nenhuma preocupação em usar a
                            criatividade e inovar com medidas econômicas,
                            ajustadas; 3. Aqueles que não desistem do
                            pessimismo, sempre fazendo barulho no sentido
                            contrário aos novos rumos, às mudanças em geral;
                            4. Aqueles que não se atualizaram e se encontram em
                            defasagem com a revolução tecnológica e
                            comportamental no mundo corporativo; 5. Aqueles que
                            perderam o foco e não conseguem encontrar
                            rapidamente, alienados, embora trabalhando muito.
                            
                             
                            Os
                            candidatos à demissão, em geral, são aqueles que,
                            ao invés de colaborarem para resolver problemas,
                            colaboram para agravá-los, “seja por
                            inoperância, falta de qualificações ou
                            resistência à mudança”, dizem os especialistas
                            na área de organização e gestão de mudança.
                            
                             
                            Baseada
                            nas dicas de Márcio Jubolini, meus comentários ao
                            colaborador que quer ser um dos escolhidos para
                            continuar na empresa em tempos de crise: 1.
                            Avalie-se honestamente e veja se você realmente
                            está alinhado à empresa; 2. Mostre disposição
                            para mudar. 3. Apresente resultados de curto prazo;
                            diante dos feedbacks que recebe, reaja rapidamente.
                            4. Se você está numa posição de liderança,
                            saiba que líder desprestigiado é líder morto;
                            fique atento à confiança e prestígio que você
                            tem com seus liderados. 5. Traga novas idéias,
                            busque o que fazer, ao invés de ficar evitando
                            fazer. 6. Seja pró-ativo, tome iniciativa, dispare
                            na frente, faça antes que alguém lhe peça. 
                            
                             
                            Tive
                            o prazer de ouvir comentários de um gerente, sobre
                            uma colaboradora: “quando eu peço algo, ela faz
                            este algo e mais um pouco que não é pouco”. Ah,
                            se todos fossem assim! Como seria bom trabalhar sem
                            ter que fazer pressão, sem ter que ficar lembrando
                            aquilo que todos sabem! 
                            
                             
                            Excelentes
                            profissionais, no entanto, são ceifados por conta
                            da economia em crise, sem que nada tenham feito de
                            inconveniente. A responsabilidade da carreira é de
                            cada um; existem empresas que precisam de bons
                            profissionais, mesmo em tempos de crise, ou
                            exatamente por isso. Mostre-se a elas! 
                            
                             
                            
                             
                             
                            Kátia
                            Ricardi de Abreu, Psicóloga graduada pela PUCCAMP,
                            especialista clínica em Análise Transacional pela
                            ALAT e UNAT-Brasil, consultora de empresas,
                            palestrante e escritora 
                            
                            
                             
                              
                              
                              
                              
                              
                           | 
                         
                        
                          | 
                               
                           | 
                         
                      
                     
                   
                 | 
                
                  
                     
                    
                    
                  Livro
                  Virtual 
                  Você
                  leitor, poderá dar 
                  suas
                  opiniões, dizer o que pensa dos personagens, sugerir como vou
                  c 
                  onduzir
                  a história. 
                    
                    
                   
                  CLIENTE - a busca da qualidade nas
                  relações interpessoais 
                  Eder
                  Pinhabel e 
                  Kátia
                  Ricardi de Abreu 
                  Editora
                  Casa do Livro 
                    
                    
                    
                    
                   
                  NA INTIMIDADE DA
                  ALMA História de uma vencedora 
                  Kátia
                  Ricardi de Abreu 
                  Editora
                  Casa do Livro 
                    
                    
                    
                    
                    
                  Sonhos
                  de Natal 
                  Kátia
                  Ricardi de Abreu e outros autores 
                  (edição
                  esgotada) 
                    
                    
                    
                    
                    
                  Prosas
                  e Versos de Natal 
                  Kátia
                  Ricardi de Abreu e outros autores 
                  (edição
                  esgotada) 
                    
                 |