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                  Kátia
                  Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) graduada pela
                  Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982. 
                   
                   
                  Especialista em Análise Transacional, é Membro Certificado
                  Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise
                  Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação
                  pela UNAT-Brasil. 
                   
                   
                  Proprietária
                  da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área clínica atende
                  crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos, casais
                  e famílias. 
                   
                   
                  Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo
                  com as necessidades específicas de cada grupo, empresa e
                  organização pública ou privada em diversos segmentos de
                  mercado. 
                   
                   
                  Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil. Participa de Congressos e
                  eventos ligados à Psicologia e áreas afins.
                  
  
                    
                  Foi presidente do Rotary Club São José
                  do Rio Preto - Distrito 4480 
                   
                   
                  Ministra Cursos e
                  Palestras em todo Brasil, sobre qualidade de vida, universo
                  corporativo, universo feminino, relacionamento humano, levando
                  sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia
                  humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança
                  positiva de conduta frente à realidade. 
                   
                   
                  É articulista de vários jornais, revistas especializadas e
                  sites.
                  
  
                    
                    
                    
                   
                  
 R.
                  Ondina, 44 - Redentora 
                  São José do Rio Preto - SP 
                  Fone: (0xx17) 3233 2556  
                     | 
                 
                  
                    
                      
                        
                          | 
                             Armadilhas
                            da insensibilidade          
                            
                             
                                       
                            Carolina Pega Leve precisa falar diariamente com Ângela
                            Bate Pesado para dar prosseguimento ao seu trabalho
                            e faz algum tempo, evita ao máximo este contato;
                            sente dor no estômago só de pensar em entrar na
                            sala dela. Para se livrar deste incômodo, procura
                            outras formas de comunicação; mesmo assim, quando
                            vê o e-mail de Ângela na sua caixa eletrônica,
                            sente até um frio na barriga. 
                            
                             
                            Pessoas
                            difíceis são aquelas que não abrem portas para
                            uma comunicação com estímulos e respostas
                            complementares. Confundem o interlocutor e esta
                            confusão pode chegar à exaustão, quando
                            geralmente ocorre a desistência do relacionamento.
                            Desistência, no entanto não significa
                            necessariamente rompimento. Podemos desistir de
                            prosseguir no aprofundamento do relacionamento e
                            continuar mantendo-o de forma diplomática, amigável,
                            aceitando todas as limitações implícitas nesta
                            comunicação cruzada. Desta forma, o desgaste
                            torna-se reduzido ou até mesmo inexistente.
                            Lamentavelmente, a qualidade de nossas relações
                            depende de todas as partes envolvidas. Por mais
                            forte que seja o nosso desejo de prosseguir com
                            intensas trocas de estímulos e respostas, só
                            podemos garantir a nossa parte (que são 50%).
                            
                             
                                       
                            Aprender a lidar com pessoas difíceis passa
                            pela estrada da inteligência emocional. Podemos
                            adotar várias posturas e uma delas implica em
                            absoluta não violência. Isso exige equilíbrio e
                            desenvolvimento da espiritualidade. A tolerância e
                            a compreensão são ingredientes básicos neste
                            processo. 
                            
                             
                                       
                            Não é produtivo confrontar pessoas que estão
                            contaminadas por conceitos pré-definidos, apoiadas
                            em suas crenças necessárias para sua sobrevivência
                            emocional. Mostrar o que não querem ver, falar o
                            que não querem ouvir pode desestabilizar, eliminar
                            o pseudopoder e levar até mesmo ao desespero.
                            
                             
                            No
                            ambiente de trabalho, algumas confrontações às
                            vezes são necessárias e devem ser feitas em clima
                            de muito respeito; a firmeza pode estar presente sem
                            desprezar a sensibilidade e, sobretudo o respeito.
                            
                             
                            Uma
                            autoavaliação, porém, pode mudar tudo: antes de
                            classificar ou rotular esta ou aquela pessoa de
                            “difícil”, temos que refletir se não somos nós
                            os dificultadores da comunicação através das
                            nossas armadilhas da insensibilidade. Estamos mais hábeis
                            em excluir do que em incluir pessoas? Parece que
                            estamos repassando a filosofia do “descartável”
                            nas relações interpessoais ao encontrarmos os
                            primeiros obstáculos, quando o outro não age da
                            maneira como desejamos ou ainda, quando não nos
                            permite o exercício da manipulação. Sim, este é
                            o outro lado da moeda: podem ser classificadas como
                            “difíceis” as pessoas não manipuláveis e
                            neste caso, seria vantajoso ser uma pessoa “difícil”!
                             
                            
                             
                            Se
                            abandonarmos os rótulos e chegarmos até a essência
                            das pessoas considerando também o contexto de cada
                            situação, poderemos nos surpreender ao encontrar
                            almas encantadoras e teremos a oportunidade de
                            reformular nossos conceitos. Então, não mais
                            teremos pessoas difíceis diante de nós e sim,
                            pessoas as quais temos que aprender onde fica a
                            porta para seu coração. Estamos dispostos a isso?
                            
                             
                            
                              
                            Kátia
                            Ricardi de Abreu, Psicóloga graduada pela PUCCAMP,
                            especialista clínica em Análise Transacional pela
                            ALAT e UNAT-Brasil, consultora de empresas,
                            palestrante e escritora 
                            
                            
                             
                              
                              
                              
                              
                              
                           | 
                         
                        
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                  Livro
                  Virtual 
                  Você
                  leitor, poderá dar 
                  suas
                  opiniões, dizer o que pensa dos personagens, sugerir como vou
                  c 
                  onduzir
                  a história. 
                    
                    
                   
                  CLIENTE - a busca da qualidade nas
                  relações interpessoais 
                  Eder
                  Pinhabel e 
                  Kátia
                  Ricardi de Abreu 
                  Editora
                  Casa do Livro 
                    
                    
                    
                    
                   
                  NA INTIMIDADE DA
                  ALMA História de uma vencedora 
                  Kátia
                  Ricardi de Abreu 
                  Editora
                  Casa do Livro 
                    
                    
                    
                    
                    
                  Sonhos
                  de Natal 
                  Kátia
                  Ricardi de Abreu e outros autores 
                  (edição
                  esgotada) 
                    
                    
                    
                    
                    
                  Prosas
                  e Versos de Natal 
                  Kátia
                  Ricardi de Abreu e outros autores 
                  (edição
                  esgotada) 
                    
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