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      Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) 
      graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982. 
       
      
        Especialista em Análise Transacional, é Membro 
      Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise 
      Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil. 
       
      
        
      Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área 
      clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos, 
      casais e famílias. 
       
        
      Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as 
      necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou 
      privada em diversos segmentos de mercado. 
       
       
        Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil. 
      Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.
    
       
      Foi presidente do Rotary Club São José do 
      Rio Preto - Distrito 4480 
       
      
        
      Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre 
      qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento 
      humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia 
      humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de 
      conduta frente à realidade. 
       
       
        É articulista de vários jornais, revistas 
      especializadas e sites.         
         
      R. Ondina, 44 - Redentora São José do Rio Preto - SP Fone: 
      (0xx17) 3233 2556   
       
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      SAPOS FERVIDOS 
       
      Segundo estudos biológicos, quando um sapo é colocado num recipiente com a 
      mesma água da lagoa, fica estático durante o tempo em que a água é 
      aquecida até ferver; ou seja, o sapo não reage à mudança do ambiente, ao 
      aumento da temperatura gradual e morre inchado quando a água ferve. 
      Por outro lado, um sapo, quando jogado no recipiente, porém, com a água já 
      fervendo, tende a saltar imediatamente para fora; ficará meio chamuscado, 
      mas viverá! 
      O professor Luiz Carlos Cabrera, da Fundação Getúlio Vargas, faz uma 
      analogia deste experimento com o comportamento humano: A Síndrome do Sapo 
      Fervido ocorre quando, diante das mudanças, as pessoas não percebem ou não 
      reagem a elas – permanecem quietinhas esperando o tempo passar ou 
      esperando uma ordem para obedecer. Assim, bons negócios são desativados e 
      pessoas são demitidas após vários toques sutis ou diretos; os diretos têm 
      um nome bonito: feedback ou retro alimentação. O mercado dá feedback, o 
      cliente dá feedback, o líder dá feedback, a psicóloga dá feedback, mas o 
      “sapo” fica ali, sentindo a água esquentar, sem nada fazer!  
      Outros, diante das transformações e sinais de mudanças, fazem como o sapo 
      que pula: reagem! Reformulam-se rapidinho, saltam para um lugar seguro 
      que, no meu entendimento, é o realinhamento de performance, individual ou 
      corporativo. 
      Passei por uma experiência interessante, como cliente; fazia compras num 
      estabelecimento comercial onde um choquinho era recebido ao tocar em 
      determinado local. Eu recebi este choquinho muitas vezes; dei um tempo 
      para tomarem uma providência, pois vários clientes sinalizaram o ocorrido; 
      eu me perguntei por que eu estava insistindo em comprar num 
      estabelecimento que me brindava com um inesperado choque! Havia alguma 
      coisa de errado comigo! Parei de esperar “a água esquentar”. 
      Luiz Carlos Cabrera afirma: “temos vários sapos fervidos por aí, prestes a 
      morrer, porém boiando estáveis e impávidos na água que se aquece a cada 
      minuto”. Elas acreditam que tudo vai passar sem que tenham que fazer 
      absolutamente nada, apoiadas talvez num ponto forte que pode deixar de ser 
      suficiente para mantê-las na posição que estão. 
      A Síndrome do Sapo Fervido pode afetar tanto colaboradores quanto 
      gestores: ambos acomodados, “boiando” no campo da produtividade, da 
      qualidade ou do mercado. Os clientes? Ah, estes, podem fazer como eu fiz: 
      comprar em outro lugar! 
      Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga clínica e 
      organizacional, graduada 
      pela PUCCAMP, consultora de empresas, palestrante e escritora 
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      CLIENTE - a busca da qualidade nas relações 
      interpessoais 
      
      Eder Pinhabel e  
      
      Kátia Ricardi de Abreu 
      
      Editora Casa do Livro 
      
        
      
        
        
      
        
      
       
      NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma 
      vencedora 
      
      Kátia Ricardi de Abreu 
      
      Editora Casa do Livro 
      
        
      
        
        
      
      
        
      
        
      
      Sonhos de Natal 
      
      Kátia Ricardi de Abreu e outros autores 
      
      (edição esgotada) 
      
        
      
        
        
      
        
      
        
      
      Prosas e Versos de Natal 
      
      Kátia Ricardi de Abreu e outros autores 
      
      (edição esgotada) 
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