| 
         
        
      Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) 
      graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982. 
       
      
        Especialista em Análise Transacional, é Membro 
      Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise 
      Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil. 
       
      
        
      Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área 
      clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos, 
      casais e famílias. 
       
        
      Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as 
      necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou 
      privada em diversos segmentos de mercado. 
       
       
        Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil. 
      Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.
    
       
      Foi presidente do Rotary Club São José do 
      Rio Preto - Distrito 4480 
       
      
        
      Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre 
      qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento 
      humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia 
      humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de 
      conduta frente à realidade. 
       
       
        É articulista de vários jornais, revistas 
      especializadas e sites.         
         
      R. Ondina, 44 - Redentora São José do Rio Preto - SP 
      Fone: (0xx17) 3233 2556 
           | 
     
      
      
      
        
        
          | 
       
      PROFESSOR ESPERTO 
       
      Dizem que esta história é real e que aconteceu num curso de Engenharia de 
      uma Universidade, tornando-se “lenda”: quatro alunos resolveram viajar 
      juntos no final de semana, véspera de uma prova. Não estudaram e como o 
      final de semana estava muito bom, faltaram, não fizeram a prova na 
      segunda-feira; na terça-feira dirigiram-se ao professor dizendo: - 
      Professor! Fomos viajar, o pneu furou, não conseguimos consertá-lo, 
      tivemos mil problemas e por conta disso, todos nós atrasamos, mas 
      gostaríamos de fazer a prova! 
      O professor, muito compreensivo, disse: - Claro, vocês podem fazer a prova 
      hoje à tarde, após o almoço. E assim foi feito. Os rapazes foram para casa 
      e racharam de tanto estudar, na medida do possível. Na hora da prova, o 
      professor colocou cada aluno em uma sala diferente, sem qualquer meio de 
      comunicação com o mundo externo e entregou a prova. 
      Primeira questão da prova valendo 0.5 pontos: Escreva algo sobre a Lei de 
      Ohm. 
      Os quatro ficaram contentes, pois haviam lido algo sobre o assunto. 
      Pensaram que a prova seria muito fácil e que haviam conseguido se dar bem. 
      Segunda questão e última, valendo 9.5 pontos: Qual pneu furou? 
      A moral da história poderia ser: mentira tem perna curta. Considero 
      relevante que as pessoas desqualificam a percepção do outro; sentem-se 
      espertas e não consideram a possibilidade de que suas justificativas, 
      desculpas, explicações são ouvidas sem necessariamente serem acreditadas. 
      Pais que fazem “vista grossa” para as mentiras e omissões que os filhos 
      ainda pequenos, costumam contar e fazer, e ainda reproduzem para os 
      outros, (“ai que gracinha, olha como são espertas estas crianças de hoje 
      em dia!”) colaboram para que os filhos cresçam apoiados nesta distorção: 
      enganar é ser esperto e isso é OK.  
      Um dos valores mais importantes na carreira de um profissional, em 
      qualquer que seja a sua função, do mais alto executivo ao mais simples 
      colaborador, é a sua idoneidade, seu caráter, sua conduta transparente, 
      que vai gerar confiança nos relacionamentos. Iludidos por recompensas 
      imediatistas, as pessoas se adentram em situações constrangedoras e deixam 
      a marca que dificilmente se apagará da mente daqueles que foram envolvidos 
      nas suas pseudoespertezas. 
      Sim, o mundo é dos espertos! É de pessoas assim espertas, como este 
      professor, que deu aos alunos uma lição muito mais importante do que todas 
      as aulas do curso de engenharia.  
      Não devemos, portanto, subestimar a capacidade das pessoas em perceber os 
      atalhos construídos na comunicação, denominados trapaças pelo psiquiatra 
      Eric Berne. Mais cedo ou mais tarde, as trapaças são reveladas e costumam 
      causar decepções e muitos transtornos nos relacionamentos profissionais e 
      pessoais. 
       
      
       
      
      Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga clínica e 
      organizacional, graduada 
      pela PUCCAMP, consultora de empresas, palestrante e escritora 
         | 
           
        
          
            |  
           | 
    
      
         
      
      
        
      
       
      CLIENTE - a busca da qualidade nas relações 
      interpessoais 
      
      Eder Pinhabel e  
      
      Kátia Ricardi de Abreu 
      
      Editora Casa do Livro 
      
        
      
        
        
      
        
      
       
      NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma 
      vencedora 
      
      Kátia Ricardi de Abreu 
      
      Editora Casa do Livro 
      
        
      
        
        
      
      
        
      
        
      
      Sonhos de Natal 
      
      Kátia Ricardi de Abreu e outros autores 
      
      (edição esgotada) 
      
        
      
        
        
      
        
      
        
      
      Prosas e Versos de Natal 
      
      Kátia Ricardi de Abreu e outros autores 
      
      (edição esgotada) 
         |