| 
         
        
      Kátia Ricardi de Abreu é Psicóloga ( CRP 06/15951-5) 
      graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1982. 
       
      
        Especialista em Análise Transacional, é Membro 
      Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise 
      Transacional (ALAT) e Membro Didata Clínico em formação pela UNAT-Brasil. 
       
      
        
      Proprietária da EGO CLÍNICA E CONSULTORIA, na área 
      clínica atende crianças, adolescentes e adultos, individual, grupos, 
      casais e famílias. 
       
        
      Na área organizacional, atua em gestão de pessoas de acordo com as 
      necessidades específicas de cada grupo, empresa e organização pública ou 
      privada em diversos segmentos de mercado. 
       
       
        Foi Vice-Presidente da UNAT-Brasil. 
      Participa de Congressos e eventos ligados à Psicologia e áreas afins.
    
       
      Foi presidente do Rotary Club São José do 
      Rio Preto - Distrito 4480 
       
      
        
      Ministra Cursos e Palestras em todo Brasil, sobre 
      qualidade de vida, universo corporativo, universo feminino, relacionamento 
      humano, levando sua mensagem forte de vida fundamentada numa filosofia 
      humanista. Seu estilo é um convite à reflexão e mudança positiva de 
      conduta frente à realidade. 
       
       
        É articulista de vários jornais, revistas 
      especializadas e sites.         
         
      R. Ondina, 44 - Redentora São José do Rio Preto - SP Fone: 
      (0xx17) 3233 2556   
       
         
       
           | 
     
      
      
      
        
        
          | 
       
      EQUIPE OU EUQUIPE? 
       
      Jerônimo Mendes, administrador, escritor e palestrante, autor do livro “Oh 
      Mundo Cãoporativo!” (Qualitymark), diz que o mundo corporativo é 
      semelhante a uma constelação, onde algumas estrelas brilham mais do que 
      outras. Inevitável! Porém, digo nas minhas palestras que o céu possui 
      muitas estrelas e nenhuma delas precisa ofuscar a outra para brilhar. O 
      espírito de equipe é um discurso muito bonito para estes profissionais 
      bons de jogo de cintura, “travestidos de líderes”, segundo Jerônimo. Sabem 
      qual é o momento de aparecerem e a palavra certa para se destacarem na sua 
      EUquipe. Presentes nas mais diversas camadas da sociedade, não apenas nas 
      empresas, são pessoas competitivas, que escalam sua trajetória baseado no 
      que o outro está fazendo ou deixando de fazer, por uma falha na capacidade 
      de traçar seu próprio rumo.  
      Perderam a medida entre a importância da função, que certamente deve ser 
      reconhecida, e a tola vaidade, que as leva para um pedestal sustentado por 
      bajuladores conquistados por afagos manipuladores. As pseudo-estrelas 
      corporativas estão com seus dias contados, porque se enforcam na própria 
      corda, destroem seu próprio glamour de tão ansiosas e ávidas por ele. Não 
      existe mais espaço para profissionais que minam as forças do grupo. 
      Interessante como desqualificam a capacidade dos demais seres (simples 
      mortais, não tão dotados de tanto brilho!) em perceber as manobras para 
      brilhar de forma indigna, detonando talentos, que se afastam do jogo 
      “vamos ver quem é que manda?” 
      O profissional seguro, que se constrói dia-a-dia, é uma estrela cujo 
      brilho acontece naturalmente, como conseqüência de suas atividades 
      edificantes. Por incrível que pareça, ele está sempre achando que ainda 
      tem muito a aprender. Apenas trabalha. Recua e silencia diante do barulho. 
      Não entra em disputas de poder porque não precisa provar para si nem para 
      o mundo o seu valor.  
      Estou de acordo com Jerônimo Mendes: o que mantém o brilho duradouro nas 
      “estrelas” são o caráter e a humildade; caso uma pop star corporativa 
      apareça em seu caminho, tenha muita paciência com ela e agradeça, pois 
      você está diante de uma grande oportunidade de desenvolver sua habilidade 
      emocional. Não tente fazer justiça com as próprias mãos; “você não pode 
      mudar este processo, pois é vítima dele”. 
      Tal como o autor, acredito que o tempo e o próprio Universo se encarregam 
      de colocá-las no seu devido lugar.  
       
       
      Kátia Ricardi de Abreu, Psicóloga 
      clínica e organizacional, graduada pela PUCCAMP, consultora de empresas, 
      palestrante e escritora 
         | 
           
        
          
            |  
           | 
    
      
         
      
      
        
      
       
      CLIENTE - a busca da qualidade nas relações 
      interpessoais 
      
      Eder Pinhabel e  
      
      Kátia Ricardi de Abreu 
      
      Editora Casa do Livro 
      
        
      
        
        
      
        
      
       
      NA INTIMIDADE DA ALMA História de uma 
      vencedora 
      
      Kátia Ricardi de Abreu 
      
      Editora Casa do Livro 
      
        
      
        
        
      
      
        
      
        
      
      Sonhos de Natal 
      
      Kátia Ricardi de Abreu e outros autores 
      
      (edição esgotada) 
      
        
      
        
        
      
        
      
        
      
      Prosas e Versos de Natal 
      
      Kátia Ricardi de Abreu e outros autores 
      
      (edição esgotada) 
         |